fev
15
2018

PODCAST: Desigualdade, Episódio 2: Século 20 e o nivelamento que não houve

Na continuação da conversa de semana passada, Pedro Herculano Souza discute a queda de desigualdade ocorrida em países desenvolvidos no século 20, nivelamento que não houve no Brasil. A tese de Pedro desafia narrativas sobre a história da desigualdade no Brasil, como a de “colônia de exploração x colônia de povoamento”. Cem anos atrás, a desigualdade brasileira realmente destoava da do resto do mundo?

Os papéis das ditaduras na concentração e da democracia na redução ao longo do último século também são discutidas, bem como o trabalho seminal de Langoni, clássico da análise da distribuição de renda no Brasil. E o que esperar da evolução da desigualdade no futuro? É possível reduzi-la em períodos de normalidade democrática, na ausência de rupturas e crises?

Pedro também aponta o futuro da pesquisa sobre o tema no Brasil, e os próximos avanços possíveis depois da incorporação de dados do Imposto de Renda na análise.

Pedro Herculano Souza é Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mestre em Sociologia pelo Iuperj e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Sua tese (“A desigualdade vista do topo”) venceu os Prêmios Capes e Anpecs de melhor tese em 2017.

O podcast também está disponível no Pocketcasts.

Deixe um comentário

Inscreva-se

Publicações por data