fev
28
2018

PODCAST: Desigualdade, Episódio 4: Despesa: Bolsa Família

No penúltimo episódio desta temporada do podcast, Luis Henrique Paiva apresenta o estado-da-arte da literatura sobre o Bolsa Família. Discutimos se o programa é pouco avaliado e os efeitos dessas transferência na oferta de trabalho e na fertilidade, entre outros.

O baixo impacto fiscal do programa é comparado com as despesas previdenciárias no país e Paiva também endereça as críticas à focalização do programa. Fechamos conversando sobre o que pode ser feito para melhorar o Bolsa Família e os insights da nova literatura de economia comportamental aplicada à pobreza.

A conversa com Paiva segue na próxima semana, com episódio sobre Previdência.

Luis Henrique Paiva é ex-Secretário Nacional do Bolsa Família e atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Pertence a carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento com passagens nos Ministérios do Trabalho e Emprego; Previdência Social e de Desenvolvimento Social. É doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Política Social pela Universidade de Southampton e também mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O podcast também está disponível no Pocketcasts.

Deixe um comentário

Inscreva-se

Publicações por data