mar
21
2018

PODCAST: Desigualdade, Episódio 5: Despesa: Previdência

No último episódio desta temporada do podcast, Luís Henrique Paiva fala sobre reforma da Previdência. Ele explica o “princípio do pedreiro” e o “princípio da advogada”, que evidenciam a desigualdade das regras de aposentadoria no Brasil.

Conversamos ainda sobre a previdência rural, em especial, sobre a expectativa de sobrevida deste tipo de segurado, cuja pesquisa recente de Paiva mostra resultados contraintuitivos.

Paiva fala também o impacto do sistema previdenciário na desigualdade de renda do país; a economia política da reforma da Previdência e o risco de ser mais difícil reforma-la com o tempo; as consequências de não fazê-lo e o argumento do Brasil como uma criança.

Luís Henrique Paiva é ex-Secretário Nacional do Bolsa Família e atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Pertence a carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) do Ministério do Planejamento com passagens nos Ministérios do Trabalho e Emprego; Previdência Social e de Desenvolvimento Social. É doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Política Social pela Universidade de Southampton e também mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O podcast também está disponível no Pocketcasts.

Deixe um comentário

Inscreva-se

Publicações por data