Apresentação

NOSSO OBJETIVO

O objetivo deste site é oferecer explicações didáticas para questões econômicas de alta importância para o desenvolvimento do Brasil, em especial aquelas que dependem da ação do governo. Nossa intenção é dar ao público elementos para que possa se posicionar sobre questões tão relevantes quanto: por que a taxa de juros é alta no Brasil? O que é preciso fazer para melhorar a educação pública? Privatização é bom ou ruim?

Temos como compromisso oferecer informação técnica, sem conotação partidária, aberta à apresentação de opiniões que discordem entre si, desde que fundamentadas em argumentos lógicos e dados consistentes, sempre submetidas ao escrutínio prévio de editores especializados. Todos os textos são assinados por seus autores.

Com isso acreditamos ajudar na formação de um eleitorado com mais instrumentos para escolher seus governantes e para cobrar e questionar a ação daqueles que forem eleitos.

AS QUESTÕES RELEVANTES

O site está organizado sob a forma de perguntas e respostas e apresenta uma lista de perguntas objetivas sobre questões econômicas relevantes. Os colaboradores devem responder a essas questões (ou outras questões que considerem relevantes) com textos de até 15 mil caracteres sem espaço, enviando o texto em arquivo Word através da guia “fale conosco”, informando endereço de email para contato. Os leitores do site também podem sugerir novas perguntas a serem respondidas pelos colaboradores. Tanto as respostas quanto as perguntas sugeridas serão submetidas à avaliação técnica dos editores.

O QUE MOTIVOU A CRIAÇÃO DO SITE?

É comum a afirmação de que o eleitorado brasileiro de menor instrução carece de informações relevantes acerca das políticas de governo e, por isso, não tem elementos para decidir seu voto. O que constatamos ao longo das últimas campanhas eleitorais é que essa falta de informação atinge, também, a população mais instruída. O problema é especialmente grave quando temas econômicos complexos são postos em discussão, pois o desconhecimento de conceitos básicos em economia torna o eleitor de todos os níveis educacionais presa fácil de argumentos parciais ou inverídicos, lançados no calor da luta por votos.

Há grande volume de informação distorcida gerada por comitês de campanha ou outras fontes interessadas em dar suporte a este ou aquele candidato. Torna-se difícil diferenciar o que é informação de qualidade e o que é simples manipulação de fatos e números. Infelizmente, a internet tem sido um meio de comunicação pelo qual transita muita desinformação misturada a informação de qualidade. Ao leitor, nem sempre é possível distinguir uma da outra. Pretendemos trabalhar em favor da veiculação de informação de qualidade.

QUEM PODE ENVIAR TEXTO RESPONDENDO ÀS PERGUNTAS PROPOSTAS?

O site está aberto a todos que desejarem colaborar com respostas às perguntas formuladas. Todos os textos serão submetidos a editores encarregados de aprovar ou rejeitar a colaboração. Os editores também podem entrar em contato com os colaboradores para sugerir alterações que tornem o texto mais claro, preciso e didático.

QUEM TEM INTERESSE NESSE TIPO DE SITE?

Buscamos atender o indivíduo de escolaridade superior, sem formação específica em economia e que deseja ter informações sobre temas da realidade econômica e social brasileira, bem como sobre a consistência e qualidade das ações de governo na gestão da economia e das políticas públicas relacionadas aos temas econômicos, como saúde, saneamento, habitação, emprego, infraestrutura ou educação.

Economistas e demais profissionais envolvidos com a implementação ou análise de políticas públicas terão interesse no material disponibilizado no site, pois este cobrirá amplo espectro de assuntos, dando a especialistas de uma determinada área informação de qualidade sobre outras áreas.

Jornalistas também se beneficiarão, por serem importantes difusores de informações e nem sempre dominarem adequadamente as ferramentas da economia, necessitando de explicações claras sobre temas relevantes.

Estudantes encontrarão informação confiável e de qualidade para complementarem seus estudos.

A INFORMAÇÃO ECONÔMICA QUE EXISTE NA INTERNET

Em uma pesquisa na internet constatamos não haver site com conteúdo similar ao nosso. É possível observar que o debate acerca de temas econômicos que existe hoje na rede se divide em três categorias. A primeira é formada por material dirigido a especialistas, com troca de informação acerca de artigos de alta complexidade ou de noticiário cujo entendimento requer formação acadêmica e experiência na área. A segunda é representada por sites e blogs de opinião, em que se defende uma determinada linha de pensamento por meio de instrumentos diversos (artigos acadêmicos, comentários, links para reportagens e vídeos, etc.) sem maior preocupação com a explicação didática de questões econômicas relevantes. A terceira categoria é a dos sites de perguntas e respostas, costumeiramente utilizada por estudantes em busca de respostas para suas listas de exercício, focadas em questões de livros texto de graduação em economia e sem supervisão do conteúdo, postado livremente pelos freqüentadores da página.

Nenhuma dessas categorias, portanto, oferece, ao mesmo tempo, explicação didática, aberta a opiniões divergentes e com rigor técnico. Esperamos ser úteis a você e ao País.

O objetivo deste site é oferecer explicações didáticas para questões econômicas de alta importância para o desenvolvimento do Brasil, em especial aquelas que dependem da ação do governo. Nossa intenção é dar ao público elementos para que possa se posicionar sobre questões tão relevantes quanto: por que a taxa de juros é alta no Brasil? O que é preciso fazer para melhorar a educação pública? Privatização é bom ou ruim?

Temos como compromisso oferecer informação técnica, sem conotação partidária, aberta à apresentação de opiniões que discordem entre si, desde que fundamentadas em argumentos lógicos e dados consistentes, sempre submetidas ao escrutínio prévio de editores especializados. Todos os textos são assinados por seus autores.

Com isso acreditamos ajudar na formação de um eleitorado com mais instrumentos para escolher seus governantes e para cobrar e questionar a ação daqueles que forem eleitos.

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